Acaba de ser divulgada a informação de que foi encontrada a maior cidade antiga, localizada no no Egito, estima-se que ela tenha no mínimo três mil anos. Os arqueólogos disseram que ela estava escondida entre as areias de Luxor no sul do Egito.

A missão começou no mês de setembro de 2020 e em pouco tempo os arqueólogos começaram a desenterrar alguns materiais que indicavam se tratar de uma grande cidade. A equipe conseguiu identificar os edifícios encontrados, entre eles uma padaria, um espaço que parecia ser destinado para alimentação, uma zona administrativa, um cemitério, uma oficina e algumas tumbas. A cidade fica situada entre o templo de Amenhotep III e o templo de Ramsés III, perto de Luxor que é o paraíso dos arqueólogos.

A procura pela cidade já era antiga, muitas missões estrangeiras procuraram essa cidade e nunca encontraram-na. Pelo que é sabido, Amenhotep III foi responsável pela urbanização da cidade, ele foi o nono rei da 18ª dinastia que governou o Egito entre 1391 a 1353 a.C..

As recentes descobertas incluem um selo de argila com as palavras “gm pa Aton” que significa “o domínio do deslumbrante Aton”. A frase remete a um templo erguido pelo faraó Akhenaton, sucessor de Amenhotep III. Também foi encontrado um túmulo de uma pessoa que estava com os braços estendidos ao lado do corpo e tinha uma corda ao redor dos joelhos, cuja identidade deixou os pesquisadores intrigados. Como a descoberta é recente, acredita-se que esta cidade possa ser ainda maior do que aparenta, uma vez que a escavação requer cuidado e leva tempo, para que não se danifique a cidade ouro.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *