Hoje se comemora a independência de Israel, em que o país completa 73 anos desde sua criação. O Estado judeu foi criado no dia 15 de maio de 1948, mas como as datas oficiais são lembradas pelo calendário judaico, a grande festa esta sendo celebrado no dia de hoje, 15 de abril de 2021.

A celebração está acontecendo muito mais pela liberdade propriamente dita de poder festejar nas ruas e dizer “adeus, coronavírus!”, do que pela importância da data.

O dia da independência é o único feriado judaico em que todos podem se deslocar de uma cidade para outra, uma vez que ortodoxos religiosos não viajam nos feriados bíblicos. Os festejos começaram ontem (14), uma vez que o dia no calendário judaico começa com o pôr do sol e daí, os feriados no Brasil sempre serem comemorados na véspera, seguindo a tradição judaica. Diversas apresentações foram feitas, principalmente em Jerusalém, de onde foram televisionadas para toda Israel. Pelas cidades, as principais ruas foram fechadas para uma queima de fogos, algo parecido com o que acontece no ano novo no Brasil.

Contudo, nos diálogos entre amigos e familiares não se fala de outra coisa, senão a comemoração pelo fim do novo coronavírus, pelo menos por enquanto, em Israel.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *