Uma surpresa muito desagradável foi divulgada nessa terça-feira (20) em Israel. Trata-se de uma variante do novo coronavírus que foi Identificada pela primeira vez na Índia, pelo que se acredita que a vacina da Pfizer, ao contrário das variantes brasileira, sul-africana e britânica, sua eficácia (da vacina) está longe de ser comparada. Sete casos já foram detectados em Israel na semana passada, com todos eles vindos do exterior.
A Índia esta passando por uma grave segunda onda da covid-19 com recordes diários de mortes, hospitais lotados, provocando a falta de leitos, remédios e oxigênio. Nos últimos seis dias foram mais de 200 mil casos confirmados por dia. A sorte de Israel, por enquanto, é que o país já vacinou praticamente toda a sua população, cerca de 81% dos seus cidadãos, bem como os residentes e os palestinos da Cisjordânia. Todos os vacinados acima de de dezesseis anos. Desta maneira, praticamente não há contaminação em Israel nos últimos dias, graças ao sucesso da campanha de vacinação.
O diretor geral do Ministério da Saúde, Hezi Levy, disse a rádio estatal de Kan que “a impressão é que a vacina Pfizer tem eficácia contra a variante, embora com eficácia reduzida”. Vale salientar que não foi divulgado se as pessoas que chegaram do exterior haviam sido vacinadas.
Esse episódio da variante encontrada em solo israelense ocorreu logo após Israel já ter dito adeus ao novo coronavírus. Agora é esperar para ver o que vem pela frente.
Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)
Mario,
Tudo bem?
Como posso entrar em contato contigo?
Para falarmos do passado. hehehee.
meu whatsapp: 55 92 98118-6806
Grande Abraço!