Se não houve um vitorioso na guerra entre Israel e o Hamas, já que o resultado de mais um conflito violento foi só destruição e mortes de ambos os lados, em relação a covid-19 não é a mesma coisa. Nesse aspecto Israel pode comemorar, neste último final de semana, apenas dois novos casos foram detectados em todo Israel e melhor do que isso, apenas 55 pessoas continuam hospitalizadas. Gripes e outras doenças virais aparecem com uma proporção muito maior de casos do que a covid-19.

As restrições em atividades de alto risco e limites de quantas pessoas podem se reunir em uma área específica, ainda em vigor, deixam de existir porque já não é mais necessário. Contudo, o Ministro da Saúde, Yuli Edelstein, afirmou que a obrigação de usar máscara facial em ambientes internos, permanecerá válida.

A pandemia abalou a economia de Israel e agora com essa última guerra sem dúvida o prejuízo é enorme. O sucesso da vacinação iniciada em dezembro vai ajudar na recuperação da mesma porque tudo já voltou a funcionar normalmente e Israel passa a ter espaço para respirar.

Israel manterá suas fronteiras fechadas para a maioria das viagens, embora tenha começado a permitir pequenas quantidades de turistas vacinados. O Ministério da Saúde também vai reexaminar uso de máscaras faciais em espaços fechados.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *