O Brasil continua sendo notícia no exterior, principalmente no que diz respeito ao novo coronavírus e mais ainda por ter atingindo o número de meio milhão de mortes, desde o início da pandemia.

Aqui em Israel a imprensa vem acompanhando com muita preocupação, porque a vinda de brasileiros ou a saída de israelenses para o Brasil está proibida terminantemente pelo governo do país judeu. Até que o quadro de quadro de contaminação pelo novo coronavírus permita uma segurança para o fluxo turístico entre os dois países.

A imprensa israelense vem dando ênfase, desde a decisão do governo federal brasileiro em realizar a Copa América de futebol no Brasil. Esta decisão surpreender o Israel que inclusive teria se oferecido para patrocinar esta competição.

O fato mais comentado por aqui é a falta de controle, aparente, da proliferação da covid-19. Cem mil óbitos foram registrados desde o início da pandemia os cinco primeiro meses iniciais e do mês de agosto de 2020, até janeiro de 2021 o Brasil chegava a marca de 200 mil mortos. Setenta e seis dias depois, o número chegou a trezentos mil. Após um mês, 400 mil óbitos por covid-19 foram registrados. De abril de 2021, até o dia 20 de junho, meio milhão de pessoas morreram no Brasil, por covid-19.

Os jornais israelenses também comparam o tamanho do Brasil, bem como sua população, a outros gigantes como EUA e Índia. Nos Estados Unidos, mais de seiscentas mil pessoas já faleceram e na Índia, perto de quatrocentos mil pessoas.

Contudo, a imprensa israelense não comentou o fator político da coisa ai no Brasil, demonstrando apenas preocupação para a solução do problema e esperando principalmente que a vacinação venha a estagnar a proliferação do novo coronavírus.

Aqui em Israel restam apenas vinte e três pessoas contaminadas com o novo coronavírus e todas elas não receberam a vacina.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *