A TV estatal iraniana divulgou que um avião não tripulado foi abatido quando se aproximava da usina nuclear do Irã. Segundo a informação, o avião seria israelense, uma vez que eles taxaram o ocorrido como “agressão sionista”. A aeronave foi detectada antes que causasse qualquer dano físico ou material a usina, disse a emissora.
Como é de praxe, qualquer incidente que vem a ocorrer no Irã que possa interferir nos interesses do Regime Islâmico Revolucionário, que comando o país, eles atribuem a culpa a Israel. Inclusive juraram vingança pelas mortes de seus generais e cientistas nucleares, que trouxeram ao Irã a possibilidade de gerar energia atômica. Nos dias de hoje o país enriquece o urânio em números muito acima do acordo firmado para uso civil exclusivamente.
Até 2015 as taxas eram toleradas até 4% e hoje a preocupação é saber que eles estão enriquecendo urânio até mesmo em 30%, com essa quantidade é possível chegar a fabricação de uma bomba atômica.
Até o momento Israel não se pronunciou, informando apenas que não permitirá em tempo algum que o Irã chegue a fabricar sua arma atômica.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel