1- Novamente o conflito milenar entre israelenses e palestinos vem a tona. Desde o último final de semana, o Hamas está incitando os palestinos, principalmente aqueles mais jovens, e até mesmo adolescentes, para se dirigirem as muralhas que separam os territórios de árabes e judeus e estes ameaçarem entrar em Israel a força.

Há cinco dias atrás, vários manifestantes palestinos que começaram a atirar coquetéis molotov e queimar pneus, para que o vento levasse a fumaça preta até os soldados israelenses. Estas ações deixaram quarenta e uma pessoas  feridas. E do lado de Israel um soldado ficou em coma por ter levado um tiro na cabeça.

O primeiro ministro, Naftali Bennett, se encontra nos EUA, com o presidente Joel Biden, e se dirigiu aos israelenses através da televisão.  Ele afirmou que esses acontecimentos são extremamente graves e demonstrando que o Hamas não mede consequências ao sofrimento do seu próprio povo quando entra em conflito com as forças armadas de Israel.

O Egito que exerce uma forte e importante liderança entre os países árabes, está pressionando o Hamás para que abandonem a fronteira e pare as provocações. Inclusive, o país dos faraós, já fechou a divisa com a Palestina, em represália as ações do Hamas contra Israel. Pelo lado israelense, a resposta foi em bloquear a transferência do dinheiro que chegou do Catar para os palestinos.

 

2- Uma explosão muito forte foi registrada no aeroporto de Cabul, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo fontes do governo americano, disseram que a explosão parece ter sido um ataque suicida causado por uma bomba. As primeiras informações dão conta de que ao menos treze pessoas morreram, entre elas três soldados estadunidenses.

Antes do atentado, um avião italiano C130 que transportava ex-funcionários da Nato, foi alvejado por tiros, quando levantava voo do aeroporto de Cabul.

EUA, Reino Unido e Austrália alertaram para o risco de um atentado “iminente” no local e pediram a seus cidadãos que abandonassem imediatamente a área do aeroporto devido a uma ameaça terrorista. Para acalmá-los, o governo americano assegurou que sabe onde todos moram e comboios das forças armadas irão resgatar esses cidadãos em segurança. Por enquanto, o caos é total em Cabul.

 

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *