No pôr-do-sol de hoje, Israel comemora a criação do mundo, isto é, o ano novo judaico, em hebraico, Rosh Hashaná. A comemoração do ano novo se estenderá até a noite da quarta-feira (08).

A celebração estendida tem origem na antiguidade, para evitar que os judeus perdessem a comemoração desta data tão importante, ao invés de um dia, eles tem dois. Neste período os judeus pedem a Deus por mais um ano de vida e este assina essa permissão no Yom Kipur (Dia do Perdão), outra data sagrada e caracterizada por um jejum de vinte e cinco horas. Está é a explicação para que o feriado de ano novo seja celebrado em dois dias.

A festa de ano novo judaica é muito diferente da que o povo brasileiro é acostumado a celebrar no final do ano. No Brasil a comemoração é feita de acordo com o calendário gregoriano, no último dia do mês de dezembro. Já a celebração judaica é de acordo com o calendário judaico. Outra diferença é a forma como é celebrada, diferente dos brasileiros que celebram a passagem de ano de forma muito expansiva, os judeus comemorá-la em casa, com suas famílias em um jantar festivo e delicioso. Nesse jantar não podem faltar maçã e o mel para que se o novo ano seja muito doce para todos.

Logo mais, daqui de Israel, desejo a todos os judeus potiguares um feliz 5782 que está para chegar.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *