O governo de Israel removeu o Brasil, Bulgária e Turquia, da lista vermelha de país com alto risco de infecção por covid-19. Agora, o Brasil está na lista laranja e isso significa que os brasileiros podem viajar para Israel, como israelenses podem vir para o Brasil, embora ainda hajam muitas exigências.
Então, o Ministério da Saúde israelense decidiu que não é mais necessário o pedido especial, para viajar daqui para o Brasil, que geralmente era negado e também era necessário, a quem viajasse, fazer um confinamento de duas semanas, no regresso a Israel.
O ministério da saúde ainda recomenda evitar viajar, mesmo assim, na volta à Israel, é necessário fazer um exame no aeroporto internacional de Tel Aviv. Ainda que o resultado seja negativo, a pessoa deverá ficar em casa por 24h, sem sair para nenhum lugar.
Aos brasileiros que queiram vir para Israel, precisam de autorização especial que está disponível no site www.gov.il, juntamente com um comprovante de teste com resultado negativo, no aeroporto daqui e outro com antecedência de 72h, realizado antes do voo. Também é necessário preencher um formulário online no site corona.health.gov.il, em até 24h antes do embarque. Também será necessário realiza um segundo teste PCR no aeroporto, já em Tel Aviv.
Na documentação é necessário constar informações pessoais sobre a vacina tomada e a duração da estada em Israel. Outro detalhe muito importante, que o governo está se preocupando, é informar ao turista que chega aqui, – que diga-se de passagem ainda é mínimo, visto a necessidade de um confinamento de duas semanas -, é dizer que Israel, só agora saiu da quarta onda do novo coronavírus e ainda é possível contaminar-se com o vírus por aqui. Logo, todo aquele que vier a Terra Santa, receberá um número de telefone, caso sinta algum sintoma da doença, sendo obrigado assim a se autoconfinar, até a autoridade médica prestar o primeiro atendimento.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel