Depois de um grande giro aqui na Europa pude sentir como vem se comportando os países em que eu estive, bem como, no Oriente Médio, em Barein e Dubai (Emirados Árabes), eu adiantaria que Israel está vivendo dias muito tranquilos, principalmente ao final da quarta onda de covid-19, a cerca de um mês atrás.
Tratando-se do novo coronavírus, a tranquilidade nunca é de 100%. Hoje, Israel detectou uma nova variante de coronavírus descoberta na África do Sul, a B.1.1.529, e essa é muito mais agressivas do que as anteriores. De imediato, Israel já bloqueou a entrada de pessoas de sete países africanos.
A pessoa que trouxe a variante da África do Sul a Israel, veio de Moçambique e já contaminou mais três pessoas. O pior é que as três pessoas contaminadas já estavam vacinadas.
Aqui em Bratislava, na Eslováquia, onde estou agora, já foi proibida a entrada no país de pessoas provenientes da África do Sul. A União Europeia, sabendo dessa decisão, já pediu aos seus vinte e sete países, a suspensão de voos que vem da África.
Quem também já tinha proibido a entrada de sul-africanos, foram a Alemanha e Itália. Os dois países vivem dias tensos com a contaminação do novo coronavírus.
Lá em Israel, o primeiro ministro, Naftali Bennett, convocou uma reunião de emergência com autoridades da saúde para examinar a situação e os riscos que podem trazer ao Estado judeu.
O governo israelense colocou 7 nações africanas em sua lista vermelha sanitária (dos quais estrangeiros estão proibidos de viajar para o país): África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue.
Aos brasileiros a coisa agora está muito boa, podem chegar em Israel só com o comprovante de vacinação e não vão precisar, após um teste feito no aeroporto e um resultado imediato negativo, ficar em quarentena por catorze dias. Isto é, a pessoa chega em Israel com o comprovante de que não tem covid-19, obviamente antes da viagem, e o exame dando negativo no aeroporto de Tel Aviv, a pessoa está livre para passear na Terra Santa.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel