Um passageiro inusitado foi flagrado num voo doméstico que saiu de Kuala Lumpur em direção a Tawau, na Malásia, no último dia 10. O passageiro era uma cobra com mais de 1m que rastejava tranquilamente pelo compartimento de iluminação da aeronave.
Com o “passageiro surpresa” a bordo, o voo fez um pouso de emergência, para que a cobra pudesse ser retirada. O avião foi redirecionado para a cidade de Kuching. “Este é um incidente muito raro que pode ocorrer em qualquer aeronave de tempos em tempos”, disse o capitão Liong Tien Ling, diretor de segurança da AirAsia.
Por mais incomum que pareça, incidentes com cobras em aeronaves já foram registrados algumas vezes. Em 2012, um passageiro contrabandeou uma cobra em sua bagagem de mão em um voo da Egyptair. O homem era dono de uma loja de répteis e foi descoberto após o animal se soltar e morder sua mão.
Em 2016, uma passageira descobriu que uma cobra havia se instalado no sapato dela. A mulher voltava de férias da Austrália e não percebeu a presença do animal, que não era venenoso, até chegar ao avião.
O piloto afirmou ainda que em nenhum momento dos passageiros e da tripulação esteve em risco de serem atacados pela cobra. Ao descerem na cidade de Kuching, eles fizeram uma conexão e seguiram para o seu destino final, Tawau.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel