O povo do Afeganistão continua sofrendo. Desta vez não é por conta do terror do homem, mas sim por conta da natureza que atacou esse pobre país.

Um terremoto de magnitude de 6,1, deixou pelo menos mil mortos e outras seiscentas pessoas estão seriamente feridas, na madrugada de hoje (22). Esses números podem aumentar a medida que equipe de socorro descubra novos corpos ou pessoas soterradas.

Outro fatos que pode acarretar o número maior de mortos ou feridos é a espera por informações que chegam das aldeias remotas nas montanhas, local onde o tremor provocou mais destruição.

Segundo o departamento meteorológico do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão, o epicentro do tremor ocorreu a cerca de 44km da cidade de Khost, no Sudoeste, perto da fronteira com o Paquistão.

A mídia afegã mostra casas reduzidas a escombros e corpos cobertos por cobertores no chão.

A maioria das mortes confirmadas foi na província oriental de Paktika, onde 255 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas, acrescentou Ayubi. Na província de Khost, 25 morreram e 90 foram levados ao hospital.

O socorro vem sendo lento e inoperante, principalmente porque o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica, desde que Talibã assumiu o poder em agosto de 2021. Quando as forças internacionais dos EUA se retiraram do país, após duas décadas de guerra.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *