O calor é enorme no hemisfério norte, principalmente na Europa e no Oriente Médio. Para se ter uma ideia, o turismo que, por ventura, queira vir para Israel e queira conhecer a delícia que é o Mar Morto, vai ter de se contemplar em contemplá-lo e não se banhar nele. A sensação térmica do Mar Morto está de 50ºC.

Já em Portugal, Espanha e França, o calor vem ocasionando inúmeros incêndios florestais. O pior está acontecendo na Inglaterra, onde foi registrada a temperatura mais alta de todos os tempos, passando dos 40ºC durante essa onda de calor que atinge duramente a Europa.

A dilatação proveniente do calor vem provocando destruição do asfalto, inclusive o aeroporto internacional Heathrow em Londres precisou ser fechado, porque suas pistas de decolagem foram danificadas.

Os cientistas climáticos disseram que a temperatura, antes impensável, em Londres provavelmente se tornará mais comum nos próximos anos. Inclusive, o professor Sunny Vapor, com pHd em clima e macroeconomia do Instituto Universitário Europeu disse que há muito tempo as pessoas subestimam os impactos físicos das mudanças climáticas nos tempos contemporâneos, mas que nunca chegou a pensar que Londres chegaria a uma temperatura superior a 40ºC.

 

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *