Um fato inédito, digno de um filme de Hollywood, como aconteceu no cômico “Apertem os cintos, o piloto sumiu” (1980), foi divulgado no site Aviation Herald, especializado em aviação. A matéria falava que a companhia Ethiopian Airlines suspendeu pilotos do voo Et-343, que vinha do Sudão com destino à Etiópia.
Os pilotos estão sendo investigados, após aeronave, um Boeing 737800, ter perdido o contato com controle de tráfego aéreo e ter ultrapassado sob a pista de pouso a uma altitude de 11 mil pés.
Os controladores tentaram contato por cerca de 25min com os pilotos para saber o que estava acontecendo. O controle não obteve resposta porque os pilotos estavam dormindo. Após passar o aeroporto, um alarme de desconexão do piloto automático teria sido o que fez a tripulação acordar. Uma vez que o avião estava programado até a localização do aeroporto.
O vacilo dos pilotos pôde ser constatado através dos dados do ADS (vigilância dependente e automática por radiodifusão). Foi possível ver que a aeronave ultrapassou a pista do aeroporto e realizou uma nova manobra de aproximação, após ter desviado da rota cerca de 250km.
O voo não perdeu a altitude até iniciar o procedimento de descida para pousar. Os passageiros disseram que foi um pouso tranquilo e não sentiram nada de estranho, com exceção daqueles que já estavam acostumados com a rota e estranharam o tempo de voo, sobretudo para àqueles que precisaram fazer conexão e estava atentos ao tempo de voo.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel