O Afeganistão sofreu mais um atentado, desta vez, com explosivos que foram acionados no portão principal da embaixada russa, na capital, Cabul.
O atentado deixou onze ferido e matou dois diplomatas. Inclusive, a mídia russa afirma que o vice-embaixador, Mikhail Shakh, foi uma das vítimas.
“Em 5 de setembro, às 10h50, horário de Cabul, nas imediações da entrada da seção consular da Embaixada da Rússia em Cabul, um militante desconhecido detonou um artefato explosivo e a missão diplomática foram mortos, e também há vítimas entre os cidadãos afegãos”, disse o ministério em comunicado.
Agora, os russos estão acionando a sua equipe de inteligência, juntamente com o serviço de segurança afegão para investigar e descobrir os responsáveis desse atentado.
O nome das vítimas não foi divulgado.
O interessante é que a Rússia é um dos poucos países que manteve uma embaixada no Afeganistão, após o talibã tomar o poder do país no ano passado. Embora Moscou não reconheça oficialmente o novo regime, as duas partes tem feitos negociações bilaterais. Sobretudo no que diz respeito ao fornecimento de combustíveis e outros bens.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel