Depois de muito sofrimento e preocupação no mundo todo, ventos brandos começam a soprar tanto em Israel, como nos EUA. Estou me referindo ao novo coronavírus, que parece finalmente ter dado adeus, ao menos nesses dois países.
O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que a pandemia de covid-19, terminou nos Estados Unidos. Biden deu essa declaração algumas semanas depois de sua administração ter pedido, ao Congresso Americano, bilhões de dólares para manter o financiamento de programas de testagem e vacinação, com vista a uma possível nova onda da covid-19 no outono.
O presidente norte-americano afirmou que ninguém está mais usando máscaras nos EUA, bem como os números de infectados são irrelevantes em comparação a população americana e que todos parecem estar em boa forma.
Aqui, em Israel a situação não é diferente, por sinal, até um pouquinho melhor. O número de mortos estagnou em 11.681, a média de infectados está entre 360 pessoas diariamente, para uma população semelhante a de PE, em torno de 90 milhões e 300 mil pessoas. O mais importante, sobretudo, é que apenas, 36 pessoas estão hospitalizadas.
Tomando como base esses parâmetros, o presidente da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a pandemia do novo coronavírus, pode estar próxima do fim, já que o número de mortos caiu para o menor índice desde março de 2020, um alento ao futuro da economia mundial.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel