Uma tragédia aconteceu no estádio de futebol na Indonésia. A confusão começou depois que torcedores do Arema FC invadiram o gramado do estádio Karnjurhan depois que o time perdeu por 3-2 para o Persebaya Surabaya, a primeira derrota para o rival em mais de duas décadas.
A polícia respondeu com o uso de gás lacrimogêneo contra as arquibancadas lotadas, o que provocou uma corrida desesperada dos torcedores para pequenos portões, onde foram esmagados ou asfixiados, segundo testemunhas.
Segundo as forças de seguranças locais, 2 policiais morreram e trezentas pessoas ficaram feridas. O pior é que 129 pessoas foram dadas como mortas, mas informações de sites locais dão conta de que esse número já chegou a 182.
As forças de segurança acreditam que esta pode ter sido uma das piores tragédias em estádio de futebol no mundo.
Lembrando a “Tragédia de Hillsborough”. incidente que ocorreu em 15 de abril de 1989 no Estádio Hillsborough, em Sheffield durante o jogo entre Liverpool FC e Nottingham Forest, válido pelas semifinais da Taça da Inglaterra. Foi o maior desastre do futebol inglês e um dos maiores do mundo. Durante o incidente, 95 torcedores do Liverpool morreram pisoteados e outros 766 ficaram feridos. O número foi atualizado para 97, após mais duas vítimas que estavam em hospital falecerem.
Por meio de imagens de vídeo, é possível ver muitas pessoas correndo tanto para o campo, como socorrendo as vítimas fatais, deste triste episódio.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel