Com todos os problemas de ordem climática que sofremos no nosso planeta vem apresentando, principalmente nas últimas décadas, cientistas seguem procurando incessantemente pro novas formas de habitação em exoplanetas.

Um grupo de cientistas internacionais encontraram um planeta muito similar a Terra, este foi batizado de TOI-1452B, está localizado a 100 anos-luz da Terra e possui uma combinação de massa e tamanho que sugere um perfil propício a existência de um oceano líquido global, lembrando muito um dos planetas mostrado no filme de ficção-científica “Interestelar” (2014), totalmente coberto por água.

O exoplaneta tem cerca de 18 mil km de diâmetro, comparando com a nossa Terra seria um 1,6% maior que nosso planeta, já que nós temos um diâmetro de 12 mil km. A sua massa tem quase 5x mais que a do planeta Terra. Em relação a sua estrela, ele encontra-se a uma distância confortável, gerando uma temperatura de que não é muito fria, nem muito quente.

Uma curiosidade, a face desse planeta em relação a sua estrela, faz com que ele esteja sempre voltado para um mesmo lado, isto é, metade do planeta tem luz e é sempre dia e a outra metade é escura e faz sempre noite.

Toda essas informações só foram possíveis de ser adquiridas, graças ao telescópio espacial James Webb, que conseguiu, inclusive, detectar outro planeta que ainda não foi denominado, mas que já é sabido que também tem muita água.

 

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *