Nem todo mundo sabe a origem das comemorações do natal, sabemos que tudo começou com as festividades ao deus saturno, realizadas pelos romanos. Eles celebravam o renascimento do ano, marcando o solstício de inverno do calendário juliano que correspondia ao dia 25 de dezembro, isto é, a partir desta data o dia começava mais cedo.
Desta maneira, foi feita a ligação ao nascimento de Jesus Cristo, posteriormente, com a data, por significar a luz do mundo.
Se poucas pessoas sabiam dessa informação histórica, avalie com relação a data de nascimento de Jesus.
De acordo com os evangelhos e historiadores é impossível determinar com certeza uma data de nascimento de Jesus Cristo. Embora, saiba-se, com certeza, que dia 25 de dezembro é uma data meramente comercial.
Acredita-se que Jesus nasceu no ano IV a.C., entre os meses de março e maio. Significando assim que estaríamos em 2026, no momento.
Para chegar a tais datas, os historiadores se basearam nos evangelhos escritos, décadas depois da morte de Jesus, por pessoas que nunca o conheceram em vida e que eram propagandistas da fé em Jesus como Messias. Baseando-se então, somente, na morte e ressureição de Cristo e não em seu nascimento.
Foi aatravés do que Marcos escreveu em seu evangelho, afirmando que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte.
Segundo os historiadores, agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C.
Lucas, porém, não fala de Herodes, mas relaciona o nascimento de Jesus ao censo de Quirino. Segundo seu relato, Maria e José, os pais de Jesus, tiveram que viajar da Galileia a Belém para poderem se registrar no censo.
Tudo leva a crer que Jesus nasceu antes da data estipulada como ano zero.
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel