Conexão Expresso Oriente – ESPECIAL

Israel está comemorando a páscoa judaica que representa o fim da escravidão do povo hebreu, pelos egípcios. Nessa quinta, enquanto famílias estavam fazendo seus churrascos e se divertindo, ocorreram várias explosões aqui. O céu que estava azul, começou a ser riscado por listas brancas de fumaça com os rastros de mísseis lançados do Líbano contra o Norte de Israel.

A cidade de Nahariya, em que eu moro, foi massivamente atingida pelas explosões. Cerca de vinte mísseis foram lançados em meia hora. A nossa sorte é que o sistema de defesa antimíssieu israelense, o domo de ferro, fez com que a maioria dos mísseis não caísse na cidade, ainda assim, algumas residências de civis israelenses foram atingidas pelas explosões.

Por sorte, apenas duas pessoas foram hospitalizadas, sorte minha também que um dos mísseis caiu apenas a duzentos metros da minha casa, deixando um buraco na rua.

Os moradores da cidade foram para os abrigos antibombas e só após algumas várias horas, receberam permissão para deixá-los, a fim de se reabastecer. A recomendação é que os moradores não se afastem muitos dos abrigos, uma vez que a resposta israelense virá e com ela novos ataques podem acontecer. Uma nova guerra com o Líbano também poderá acontecer.

Algo importante deve ser salientado, o fogo libanês não veio do Hezbollah, mas sim do Hamas, inserido no Líbano.

Há grande expectativa é de qual será a reunião do gabinete de segurança israelense. Após isso é que será possível saber quais os próximos passos de Israel, após essa agressão que estragou o feriado do israelense.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *