Ontem (08), um israelense foi surpreendido e não acreditou no que acontecia em seu país. Algo que o maior expert do exército não pode explicar, como Israel com um serviço de inteligência tão bom, um exercito tão bem equipado e um sistema de defesa baseada na mais alta tecnologia já alcançada no mundo pode permitir que o Hamas, considerado um órgão terrorista, entrou por terra, ar e mar em Israel. Pior do que isso, o que fez em terra.

O número atual de mortes segue sendo atualizando, contudo, acredita-se que desde i início dos ataques mais de 500 pessoas morreram e estima-se que chegue a 700 no mínimo, em contar com os sequestrados, que ousaria dizer que cinquenta pessoas. O que impressiona é a forma como eles foram sequestrados, as pessoas foram levadas de caminhonete, motocicletas e até mesmo a pé.

O mais impressionante é que a muralha que fica na fronteira, até a cidade de Gaza são 8km, mais ou menos. Como o exército não teve tempo pra recuperar os reféns? Quem pode entender isso? Como eu já frisei aqui, a cada hora que se passa, a gente encontra mais um cadáver, pois os integrantes do Hamas entraram nas casas das cidades fronteiriças e atiravam nas pessoas e sequestravam os residentes, isto é, judeus israelenses.

A forma selvagem como o Hamas tratou os israelenses reféns, só pode ser comparada aos bárbaros, aqueles mesmos entre os anos de 409 a.C., até 711 a.C. Esses atos, por fim, trouxeram a indignação do mundo, com exceção de alguns países árabes e principalmente do principal inimigo de Israel, o Irã.

Quando Israel finalmente entendeu o que tinha acontecido, começou a reagir motivado principalmente pela imediata demonstração de destruição das cidades judaicas, com os envios dos mais de 5 mil mísseis em poucas horas, todos eles disparados da Faixa de Gaza.

Hoje, Israel ainda não intensificou o combate, porque o grande problema é não matar os reféns israelenses, outro grande problema pro país judeu é no norte do país, onde eu vivo. O Hezbollah começou a provocar o Estado judeu, enviando três mísseis contra o Norte de Israel. Isso é tudo que o país não precisa pra evitar uma guerra generalizada. Israel já revidou e, por enquanto, ambas as partes aqui no Norte, pararam. Pelo lado palestino, acredita-se que trezentas pessoas já morreram, todos do Hamas.

Acredita-se que mais de cem militares israelenses, alguns de alta patente, foram mortos no ataque do Hamas que realmente surpreendeu a toda Israel e ao mundo.3

Em relação aos brasileiros que vivem aqui em Israel, se sabe até agora que, apenas dois brasileiros estão desaparecidos. Eles estavam na festa que foi abordada pelos terrorista e terminou em um verdadeiro massacre.

Por fim, saliento ainda que existem dois mil feridos aqui em Israel e cerca de 550 em estado de coma, precisando assim de um milagre pra que nem todos morram.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *