O bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, recebe a partir desta terça-feira (10) até a sexta-feira (13) o projeto Conexão Felipe Camarão, de cunho socieducativo e cultural. A iniciativa, realizada através da Associação Companhia Terramar, faz parte do Conexão Brasil, um misto de aprendizado e celebração da diversidade cultural brasileira onde se fortalece o vínculo com a comunidade, o lugar, a escola e o conhecimento da cultura que nela habita.

O evento tem patrocínio da lei Câmara Cascudo, Petrobras, Fundação José Augusto, Cosern e os Governos do RN e Federal, com apoio da UFRN e Ministério da Cultura.

‘Cultura e Território’ é o tema da 9ª edição da Conexão Brasil 2015 que traduz, com objetividade, a transparência em promover um diálogo capaz de transpor barreiras ao conectar a diversidade, estimula a discussão e o desenvolvimento local por intermédio, também, de círculos de cultura, rodas de prosa e cortejos de tradição.

A programação terá uma vasta agenda cultural como os encontros de capoeira e côco de Zambê, mostras de cinema com exibição de documentários, exposição fotográfica, exposição Djalma Maranhão 100 anos, apresentação do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, exposição Portinari e cortejos de tradições. Além disso, haverá auto de bois-de-reis do Mestre Manoel Marinheiro, musicalização de rabeca, percussão, flauta , capoeira e matrizes africanas, diversidade cultural brasileira, comunicação e cultura digital, adereços e figurinos, luthieria de rabeca, metais, berimbaus e qualificação do grupo Orquestrim Felipe Camarão.

Conexão Felipe Camarão

Localizado na zona oeste de Natal, na comunidade de Felipe Camarão, o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, da Associação Companhia Terramar tem como fator motivacional a cultura de tradição oral, manifestada através dos Griôs e preservada pelos patrimônios imateriais locais, como o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro (in memoriam), o Teatro de Bonecos de João Redondo do Mestre Chico de Daniel (in memoriam), a Musicalização do Mestre Cícero da Rabeca (in memoriam) e a Capoeira do Mestre Marcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *