O indicador que mede a intenção de consumo das famílias (ICF) teve aumento de 6,2% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já na comparação mensal, o índice registra queda de 0,5%.
O ICF em abril ficou em 77,8 pontos na escala que vai de 0 a 200. Segundo a CNC, o resultado indica que o consumidor ainda mantém cautela na hora das compras, já que segue bem abaixo da chamada zona de indiferença, que é de 100 pontos.
“A confiança das famílias, que segue em trajetória positiva apesar da leve queda pontual no mês de abril, continua sendo conduzida principalmente pela melhora das expectativas”, apontou Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC.
A economista destacou que os menores patamares dos componentes do ICF foram atingidos entre junho e julho do ano passado.
O levantamento da CNC registrou a terceira variação mensal positiva consecutiva em relação à avaliação das famílias quanto ao emprego atual. O componente teve aumento de 0,4% em relação a março e de 5,7% na comparação anual.
Segundo a pesquisa, o percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 31,6%, ante 31,5% em março.
As famílias também estão menos preocupadas com o mercado de trabalho do que estiveram em março. O indicador teve queda de 2,4% na comparação mensal. Comparado com abril do ano passado, porém, o indicador registrou aumento de 3,7%.
Depois de duas quedas consecutivas, o nível de consumo atual teve a primeira variação positiva anual. De acordo com a CNC, o indicador teve aumento de 4,6%, em relação a abril do ano passado e de 0,4% ante março.
Também houve melhoria na perspectiva de consumo, cujo indicador teve alta de 0,6% em relação a março e de 22,5% na comparação com abril do ano passado – a sétima variação positiva consecutiva desde agosto de 2014.
Fonte: G1