Se você não conhece os chamados Óleos Essenciais, mostramos aqui alguns que fazem muito bem à saúde. Eles são compostos concentrados, poderosos remédios naturais extraídos de plantas aromáticas. São muito utilizados na produção de alimentos, mas também utilizados como medicação fitoterápica. Os adeptos da medicina alternativa podem encontra-los em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais ou até mesmo na internet.
OLÍBANO – É uma resina aromática muito usada na perfumaria e na fabricação de incensos, com um aroma bem forte. Ele contém um ácido chamado de AKBA que, ao ser testado em pacientes com câncer no ovário, contribuiu na evolução do tratamento da doença. Ele também ajuda no tratamento de outros tipos de câncer, como cérebro, mama e estômago. O óleo essencial é usado em banhos e até na limpeza da casa, pois tem ação desodorizante, e pode ser usada no tratamento de pele. Para saber como utilizá-lo, consulte um farmacêutico ou especialista.
LIMÃO – O limão é uma das frutas mais populares do mundo. Em qualquer lugar é possível encontrá-lo. É saboroso, versátil e faz muito bem à saúde. E aqui vai uma ótima notícia para quem está tentando perder peso: já foi comprovado que o uso do óleo essencial de limão ajuda a perder peso. Além disso, é ótimo para a limpeza dos dentes e do rosto. Você também pode utilizá-lo no dia a dia em casa, pois é um ótimo desodorizante, principalmente na máquina de lavar.
CAPIM-LIMÃO – É muito popular na Ásia e na Índia, e também no Brasil. Muitos gostam de tomar este chá antes de dormir, pois tem propriedades calmantes, e tem um sabor delicioso. A vantagem do óleo essencial desta planta é que, por ser bastante concentrado, mantém uma série de vitaminas, como A, B1, B2 e C, além de magnésio, potássio, cálcio e zinco. É ótimo para aliviar dores de cabeça e de estômago. Também tem propriedades dermatológicas, principalmente no couro cabeludo.
MENTA – Proporciona uma ótima sensação de relaxamento e frescor depois de uma massagem. É ótimo para quem tem dores musculares, sofre com dores de cabeça e ajuda na respiração. Uma dica para quem sofre com narinas congestionadas é aplicar uma ou duas gotinhas nos pulsos, esfregá-los bem e inalar. As propriedades da mente ajudam a respiração a fluir melhor. Por ser muito forte, deve se evitar aplicá-lo em áreas mais sensíveis, como os lábios.
LAVANDA – Este é um dos óleos essenciais mais conhecidos em todo o mundo, que também era utilizado pelos egípcios há milhares de anos. Os romanos o usavam em cerimônias religiosas e o aplicavam na medicina. Hoje, é amplamente manipulado na indústria farmacêutica e cosmética, principalmente em sabonetes e perfumes. É muito popular na França. Já foi comprovado pela ciência que a lavanda é excelente no tratamento contra depressão e estresse. Seu óleo essencial ajuda no tratamento de problemas de saúde causados pelo diabetes, como distúrbios no metabolismo, aumento de peso e disfunções no fígado.
ORÉGANO – Esta saborosa e aromática erva é um dos temperos mais populares do mundo, principalmente na Itália, onde é utilizada no preparo de muitas receitas. O que poucas pessoas sabem é que se trata de uma erva com ótimas propriedades medicinais. Seu aroma característico vem de uma substância chamada carvacol, ótima no tratamento de infecções, fungos, inflamações e alergias, e tem até propriedades antibióticas. Por se tratar de um óleo essencial muito forte, consulte o médico antes de utilizá-lo.
ALECRIM – Outra erva popular, muito aromática e saborosa, amplamente adotada na culinária. Diversos estudos científicos já comprovaram os benefícios do alecrim para a saúde, inclusive no tratamento de depressão. Seu óleo essencial alivia dores musculares e auxilia no tratamento de queda de cabelo.
EUCALIPTO – O eucalipto é muito popular na Austrália. A alimentação do coala, um animal típico do país, é majoritariamente composta por esta folha. É bastante comum na fabricação de produtos de limpeza por causa de suas propriedades bactericidas. E por ter tantas boas propriedades, seu óleo essencial proporciona muitos benefícios à saúde, principalmente problemas respiratórios, como sinusite, asma e bronquite. Também é ótimo para quem sofre de dores reumáticas e tem problemas de estresse e ansiedade.