Desde que a guitarra elétrica foi inventada, ainda nos anos 1930, que engenheiros e inventores buscam revolucionar o modelo em direções e possibilidades inéditas – a vasta maioria sem qualquer sucesso. É difícil imaginar algo que supere uma boa e velha – principalmente as boas e velhas – Fender, Gibson ou Rickenbacker pendurada nos ombros de um guitarrista em fúria.
O laboratório Mind Music, no entanto, deu passo arrojado e corajoso na tentativa de revolucionar o instrumento, na direção dos modelos tecnológicos atuais. Trata-se da Sensus Smart Guitar, uma espécie de guitarra smart que traz embutida em seu corpo teoricamente tudo que é possível extrair do instrumento.
Apesar de parecer com uma guitarra normal, a Sensus é totalmente wireless, permitindo adicionar qualquer efeito em seu banco de dados sem a necessidade de pedais. Além disso, ela traz falantes próprios, capazes de amplificar o som em 360 graus de alto volume. Como se não bastasse, ela ainda grava e faz loops (inclusive de bateria eletrônica, executada no próprio corpo do instrumento). Achou pouco? A Sensus, como o próprio nome diz, possui sensores de toque, movimento e distância, e transmite por streaming, pela internet, para quem quiser ouvi-la em ação.
O cardápio impressiona e, segundo a empresa, a guitarra foi criada para satisfazer as necessidades dos músicos contemporâneos. Resta saber se satisfazer essas necessidades é mesmo uma boa ideia. As vezes os avanços tecnológicos buscam resolver problemas que simplesmente não existiam.
Poucos objetos foram tão bem resolvidos em termos de funcionalidade, êxito e design como a guitarra elétrica. É esperar para ver – pois seja qual e como for o instrumento, ele só funcionará em sua máxima potência nas mãos de um bom músico.
Fonte: Hypeness.com