Conheça os técnicos que vão comandar as oito equipes do Campeonato Potiguar 2025. Apenas João Paulo Oliveira, do Santa Cruz de Natal, é remanescente da última edição da competição. Naquela oportunidade, ele foi vice-campeão com o Tricolor.
Ney Franco, do ABC, e Leston Júnior, do América-RN, encabeçam os estreantes, em lista que tem Rodrigo Aragonez, comandante do Laguna, campeão da segunda divisão.
Wagner Carioca, do Força e Luz, também é novidade porque até o ano passado ele ainda estava em campo atuando como zagueiro do Time Elétrico no estadual. O Potiguar de Mossoró aposta em Állan Frederico, que foi preparador físico da equipe em outras oportunidades. Carlos Rabello, do Baraúnas, e Cleibson Ferreira, do Globo FC, trabalharam no Campeonato Potiguar em outros anos, por outros clubes.
ABC – Ney Franco
Ney Franco, 58 anos, é o dono do principal currículo entre os treinadores do Campeonato Potiguar 2025. Entre os títulos de destaque da carreira estão o da Copa do Brasil de 2006 pelo Flamengo e o da Copa Sul-Americana de 2012 com o São Paulo. No comando da seleção brasileira sub-20, foi campeão do Sul-Americano e do Mundial em 2011. Ele também passou por Coritiba, sendo campeão da Série B, Vitória, Sport, Goiás, Chapecoense, Cruzeiro e CSA.
América-RN – Leston Júnior
Leston Júnior, 44 anos, terá a responsabilidade de comandar o América-RN em 2025. Ele foi campeão paraibano com o Botafogo-PB em 2018 e soma dois acessos: à Série B com o Tupi, em 2015, e à Série C com o Floresta, em 2020. Seu último clube foi o Santo André, na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.
Baraúnas – Carlos Rabello
Carlos Rabello, 60 anos, é o mais experiente entre os treinadores do Campeonato Potiguar. O Baraúnas é o segundo clube dele no Rio Grande do Norte. Ele comandou o América-RN em 2008. Rabello tem um acesso da Série D para a Série C com o Juazeirense, em 2017. Em 2024, levou o Juazeirense para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Depois, comandou o Altos na Série D, caindo nas oitavas de final, diante do Treze, nos pênaltis.
Força e Luz – Wagner Carioca
O Força e Luz será dirigido por Wagner Carioca. Ele é o mais jovem entre os treinadores deste Campeonato Potiguar, com 37 anos. O curioso é que, em 2024, ele defendeu o Time Elétrico como jogador durante o estadual, participando de quatro partidas como zagueiro e marcando um gol. Ainda em 2024, ele comandou o time sub-20 do Força e Luz e conquistou o título estadual da categoria. Como atleta, Wagner passou por clubes como Bangu, Macaé, Cabofriense, Madureira, Mogi Mirim, São Caetano, Atlético-GO e Audax Rio.
Globo FC – Cleibson Ferreira
Cleibson Ferreira, 52 anos, terá sua segunda passagem pelo futebol potiguar. Em 2013, ele comandou o Corintians de Caicó. Nos últimos anos, o treinador trabalhou no futebol da Bolívia, no comando de Destroyers, Stormers San Lorenzo e Real Potosí, além do FC Port Moresby, da Papua Nova Guiné. No Brasil, dirigiu clubes como Araripina, Pesqueira, Atlético-PB, Maranhão, Sousa e CSE.
Laguna – Rodrigo Aragonez
Rodrigo Aragonez, 38 anos, é o mais jovem entre os técnicos de 2025. Ele chegou ao Laguna em 2022, como auxiliar técnico. Em 2024, foi o responsável por comandar a equipe na segunda divisão e conquistou o título inédito, assegurando o acesso à elite do estadual. Na carreira, Aragonez também atuou como auxiliar no futebol do Paraguai e no Panamá. Gaúcho, ele iniciou sua trajetória em escolas do Grêmio e ainda trabalhou nas categorias de base do Internacional.
Potiguar de Mossoró – Állan Frederico
Állan Frederico, 40 anos, terá a primeira oportunidade de comandar o Potiguar de Mossoró na elite do estadual. Ele já havia trabalhado no clube como preparador físico em outras oportunidades. Nas três últimas temporadas, o treinador dirigiu o Mossoró EC e o Univap na segunda divisão do Rio Grande do Norte.
Santa Cruz de Natal – João Paulo Oliveira
João Paulo Oliveira, 44 anos, é o único remanescente do último estadual. Ele foi vice-campeão com o Santa Cruz em 2024 e também comandou a equipe na Série D. Na sequência da temporada, seguiu para o Guarani-MG, sendo campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro. Na carreira, ele tem dois títulos estaduais da segunda divisão – Força e Luz (2019) e Palmeira (2020).
Fonte: G1RN