Para ampliar o mercado consumidor de produtos produzidos no Rio Grande do Norte, o SEBRAE-RN e o Sistema FIERN firmaram esta semana um convênio para viabilizar prospecção de mercado no Estado de São Paulo. O presidente, Amaro Sales, e o Diretor Superintendente, Zeca Melo e Diretor Tecnico João Helio Cavalcanti, assinaram a parceria nesta sexta-feira, durante a reunião de Diretoria da Federação das Indústria, na Casa da Indústria. Na ocasião foi apresentada a marca “Produtos Potiguares”, criada pela Faz Propaganda, e a pesquisa prospectiva junto ao mercado paulista. A ideia é dar maior visibilidade a produtos e marcas do Rio Grande do Norte, de forma orientada e com baixo investimento. Estimado em R$ 134 mil, o programa terá subsídio de 50% do Sebrae, 30% da FIERN e 20% de contrapartida das empresas, a ser rateado entre as que aderirem ao programa.
O projeto “Marcas do Rio Grande do Norte em São Paulo” inicialmente será voltado para os setores de alimentos e bebidas regionais, como queijos, carne de sol, cachaças, polpas de fruta, doces. As 25 empresas que já aderiam ao projeto terão acesso a pesquisa de mercado, uma consultoria individual para estudo da marca e da logística. “Este programa nasce com uma estrutura de empresas que já produzem para que elas cheguem a mercados antes não frequentados. São oportunidades de novos negócios e este é apenas o nosso ponto de partida”, afirmou o presidente da FIERN, Amaro Sales, que vê a possibilidade de expansão do projeto para outros estados.
Por sua vez o Diretor Superintendente do SEBRAE/RN, Zeca Melo, destacou a parceria entre as entidades e explicou como o Sebrae entra no projeto. “A gente vai fazer a parte técnica, de preparação das empresas que vão participar ativamente do projeto. Tivemos uma adesão muito boa, quinze empresas estiveram presentes hoje e pretendemos chegar a vinte”, disse ele. Sobre a escolha de São Paulo para começar o projeto, ele explicou que é porque se trata do maior mercado do país e congrega o maior número de nordestinos fora do Nordeste, nós queremos potencializar isso. “Esse é um primeiro passo, a gente já está pensando em agregar outros segmentos, como por exemplo, bonelaria”, concluiu.