Mais da metade dos brasileiros é a favor das cotas sociais destinadas a pessoas que passaram por escolas públicas, de acordo com pesquisa feita pela agência de pesquisa Hello Research. O resultado aponta que 54% das pessoas entrevistadas são totalmente a favor da política de cotas sociais no ensino superior, enquanto 14% são contra.
Quando se trata das cotas raciais, destinadas às pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, o índice é mais baixo. Dos entrevistados, 42% disseram apoiar a medida de inclusão e 12% não apoiam.
Para professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) Brasil André Lázaro, não é surpresa que as cotas raciais tenham apoio menor que as sociais. “É um reflexo de como a sociedade lida com o racismo, negando-o: ‘não há racismo, então não tem por que ter cotas raciais?’”, afirma.
A aprovação das duas modalidades de cotas, no entanto, é maior do que em 2015. No ano passado, 30% das pessoas disseram ser a favor das cotas sociais, enquanto 23% apoiavam as cotas raciais.
*Com informações do G1