COVID DESPENCA: TODOS OS LEITOS VAGOS NA UPA – 

Nova visita às Upas, realizada nesta sexta, dia 10 de julho, mostra um quadro animador. Com treze leitos para Covid, a Upa Pajuçara viu há uma semana uma queda nos internamentos que gradualmente permitiu transferir metade desses leitos para outras doenças clínicas que voltaram a procurar a Unidade.

Na visita pudemos constatar que dos treze leitos Covid, reduzidos há uma semana para sete, não havia nenhum paciente internado, estando todos os sete leitos vagos. Os outros seis que já estão destinados a outras doenças, como AVC e Cardíacas, havia três pacientes, sendo que dois já estavam transferidos pela regulação para a rede hospitalar.

A Direção nos informou que com a queda no Covid, a UPA vai retornando aos poucos os atendimentos de outras emergências clínicas que constituíam o seu atendimento diário, antes da pandemia.

Outra informação foi de que o nível de gravidade dos pacientes caiu e a transferência para os hospitais da rede está facilitada pela existência de leitos e melhor rotatividade. Há uma expectativa de observar as próximas semanas para ver se a abertura da economia provocará alguma mudança neste quadro de signicativa melhora na pandemia.

Os leitos vagos e a disponibilidade de cuidados e tratamento mais precoces apontam que possivelmente a rede terá condições de absorver, sem traumas, alguma oscilação que possa vir da maior movimentação das pessoas com a abertura do comércio.

É fundamental que a população continue os cuidados de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. Para que o que aponta como um animador recuo da pandemia se solidifique permitindo a flexibilização de outros setores e retomada da economia.

A UPA de Pajuçara, que viveu dias difíceis com todos os seus leitos ocupados com Covid, e que agora não tem nenhum internado, é mais um sinal de que a pandemia está sendo controlada em Natal.

 

 

 

Geraldo Ferreira – Pres. SinmedRN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *