A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recomenda a aplicação da segunda dose de reforço, a D4, da vacina contra a covid-19 para todos os indivíduos com 18 anos ou mais.
A recomendação está expressa na mais recente nota nota técnica emitida pela pasta na noite dessa quarta-feira (27). De acordo com a orientação, a dose deve ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).
De acordo com a Sesap, até o momento, 91% da população com mais de 18 anos (2.006.953 pessoas) já tomaram, pelo menos, a primeira dose. Esse percentual cai pra 85%, com duas doses; e 56% que tomou pelo menos a D3.
O Estado quer, com a recomendação, incentivar que os municípios vacinem toda a população adulta com a segunda dose de reforço (D4). Até o momento, 234.386 pessoas já se vacinaram com a segunda dose de reforço, correspondente a 10% da população potiguar.
Segundo a pasta, o imunizante que é utilizado pode ser o da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. As plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a finalidade descrita no documento, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: G1RN