RETRAÇÃO DA ECONOMIA crise_23
Com taxas de juros nas alturas (em maio, a média para pessoa física atingiu patamares próximos dos 6,5% ao mês), crédito mais escasso e retração na abertura de novas vagas, o quinto mês do ano foi de vendas em baixa no Comércio Varejista Ampliado potiguar. Segundo dados do IBGE divulgados na manhã desta terça-feira, 14, as vendas no Estado caíram 9,4% e puxaram o acumulado do ano para -2,5%. Os números potiguares ainda são menos desanimadores que as médias nacionais  (-10,4% em maio e -7% no acumulado do ano), mas ficam muito distantes do desempenho verificado no mesmo período do ano passado (em maio de 2014, as vendas potiguares registraram 4,9% de alta e o acumulado dos cinco primeiros meses do ano bateu em 4,18%).

O saldo negativo foi construído basicamente pelos setores de Veículos (com -22,2%); Móveis (-20%), Eletrodomésticos (-17,9%) e Material de Construção (-11,3%). São setores cujas vendas dependem bastante do crédito, que está caro e escasso. São também setores com grande peso na composição da taxa final de vendas do varejo. Além disso, tivemos uma base de comparação alta, já que em maio do ano passado, registramos aumento de 4,9% nas vendas.

Para Marcelo Queiróz, da Fecomercio,  os números são preocupantes, até pelo fato de que maio foi o terceiro dos cinco meses com resultado negativo. E enfatizou que, apesar de estar claro que a queda drástica está ligada a questões pontuais – como o aperto do crédito e até mesmo turbulências em programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Minha Casa Melhor’ – que impactam, respectivamente, nos setores de Materiais de Construção e de Móveis e Eletrodomésticos, os empresários enxergam a necessidade de haver alguma reação. “A solução definitiva para este cenário turbulento passa por toda a política econômica nacional, mas, enquanto ela não vem, cada vez mais a ordem para o varejo é se reinventar em busca de conquistar e fidelizar os clientes”, disse ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *