A crise econômica vai “minguar” o dia das mães este ano e deixar muita gente sem presente. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, só 61% dos entrevistados pretendem comprar presentes para comemorar a data – no ano passado, essa parcela era de 75%. A maioria (55%) diz que não poderá comprar nada por não ter condições financeiras ou por estar endividada.
E entre as mães que ganharem presentes, muitas terão que se contentar com coisas mais modestas: 52% dos consumidores afirmam que vão gastar menos este ano que em 2015. Entre os entrevistados, 75% dos que irão presentear pretendem gastar até R$ 200. O valor médio será de R$ 197 – o que representa 28% menos que o gasto no ano passado.
A Boa Vista também aponta que os consumidores pretendem dar presentes a outras pessoas, além das mães, nessa data. Segundo o levantamento, 44% vão presentear as mães, mas 12% pretendem dar lembranças a outras pessoas como irmãs, tias e amigas. Outros 12% planejam comprar presente para a sogra, 8% para a avó e 5% para a esposa.