Área em franca expansão no Brasil, a Energia Eólica está alavancando o desenvolvimento e mudando a paisagem em várias regiões do Rio Grande do Norte, maior gerador da energia dos ventos em todo o Brasil, com 3,3 Megas, o equivalente a 33 por cento da produção nacional. As torres impulsionam o progresso econômico e social e chamam a atenção de jovens e profissionais, que desejam qualificação nesse promissor mercado de trabalho. Há cinco anos, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórico SENAI/Petrobras) se qualifica, visando oferecer cursos técnicos e de especialização na área, dando suporte para as indústrias locais e nacionais, que atuam com as energias renováveis. Com esse objetivo, o CTGAS-ER abriu inscrições para a 12a turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica, cujas aulas devem ser iniciadas dia 17 de julho, com conclusão prevista para julho de 2018. Será ministrado em 380 horas, sendo 172 horas na forma presencial e 208 horas na modalidade a distância (EAD).
Para fazer a matrícula a distância, o candidato deve enviar para o e mail [email protected] a seguinte documentação: Ficha de inscrição (disponibilizada no site http://www.ctgas.com.br) , RG e CPF, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino técnico ou superior nas áreas de eletricidade, mecânica industrial, petróleo e gás, automação, instrumentação, refrigeração, soldagem, edificações, meteorologia e demais engenharias e comprovante de residência. Para a matrícula pessoalmente, o candidato deverá se dirigir ao setor de Atendimento ao Cliente do CTGAS-ER, Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1480 – Lagoa Nova – Natal/RN, no horário das 08h às 20h, com xerox da documentação.
O curso visa formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica, monitoradas por sistemas de automação.
REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO:
Ter formação técnica ou formação superior nas áreas de: Mecânica, Elétrica, Soldagem, Petróleo, GásNatural, Energia, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Edificações, Instrumentação, Refrigeração, Automação, Meteorologia, reconhecidas pelos respectivos Conselhos de Formação, além de disponibilidade para participar das aulas presenciais, práticas em laboratório ou visitas técnicas e avaliações.
Fonte: FIERN