O curta-metragem “Dionísia – Poema Além da Floresta” tem lançamento oficial neste sábado (11), às 19h, no largo da Igreja Matriz, na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. O acesso é gratuito.

A obra retrata a infância e a adolescência da escritora, educadora e poeta Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885), nascida no Rio Grande do Norte, em um pequeno povoado chamado Papary.

O filme teve pré-estreia com três sessões esgotadas no último dia 3, na Casa da Ribeira, em Natal.

A história se passa no período de 1817 a 1824, e apresenta ao público uma Nísia pouco conhecida. “O filme mostra como Nísia se transformou em uma mulher tão importante e forte. A educação que ela teve na infância, vinda dos pais, principalmente do pai dela, que tinha uma visão sobre a vida de vanguarda. Isso foi fundamental para ela se tornar quem ela se tornou”, conta Thalita Vaz, produtora do filme.

O diretor Nilson Eloy revela que a construção do roteiro contou com a consultoria da escritora Constância Lima Duarte, estudiosa de Nísia e autora do livro “Nísia Floresta Presente: Uma Brasileira Ilustre”. “É uma ficção baseada na história de uma personagem real. A ideia é que este curta seja um ponto de partida para captar recursos para um longa-metragem ou minissérie”, adiantou o diretor.

O curta foi rodado nas fazendas Engenho Lagoa do Fumo e Olho D’água, ambas no município de São José do Mipibu. O elenco principal conta com os atores Titina Medeiros, como Antônia Clara (mãe de Nísia); Rogério Ferraz, como Dionísio (Pai de Nísia); Alice Dantas, como Dionísia aos 7 anos; Isadora Gondim, como Dionísia aos 14 anos; e ainda Maria Di Lia, como Dionísia em sua fase adulta.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *