Público assiste a filmes durante a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa  — Foto: Divulgação/FINC

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) premiou na noite desse sábado (30) em Baía Formosa, no litoral sul potiguar, os melhores curtas-metragens inscritos em três categorias da mostra. O filme “Quando o Vento Passar”, do mossoroense Plínio Sá, foi o grande vencedor da 10ª edição do Festival.

Considerado um dos mais importantes festivais da região Nordeste, o FINC premiou os melhores curtas-metragens classificados nas três categorias do evento: Curtas de 1 minuto – Bons ventos, Perolas do RN e Mostra de Curtas Potiguares. Neste ano foram 65 filmes inscritos e público médio de 2.500 pessoas durante os dois dias de festival.

Plínio Sá vai representar o Rio Grande do Norte no maior festival de cinema independente da Europa, o Festival OFF Câmera que acontece anualmente na Polônia. Em segundo lugar ficou o curta “Para Respirar”, de Alamberg Smytth e em terceiro lugar “Sem sinal”, que contou com direção coletiva.

Na categoria Curtas de 1 minuto – IFRN, voltado para estudantes dos Institutos Federais do estado, o vencedor foi o curta “Metade de Mim”, do Edmundo Duarte. O vencedor da Mostra de curtas do IFRN vai poder participar da Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum no próximo ano.

As belezas do Rio Grande do Norte foram destaque na mostra Pérolas do RN. O primeiro lugar ficou com o curta “Parelhas”, de Gabriel Victor. Como parte da premiação, ele ganhou uma viagem para qualquer lugar do Brasil.

Em segundo lugar ficou o filme “Registros Singulares”, de Alexandre Fonseca. Ele recebeu como prêmio, um passeio de Buggy pelas nas Dunas de Genipabu. Já na Mostra Curtas Potiguares, o vencedor foi o filme “Madrigal”, do Felipe Silva de Oliveira e vai passar um final de semana, com direito a acompanhante no Hotel Serhs Natal.

Confira os vencedores de cada categoria:

Curtas de 1 Minuto – Bons Ventos
1º lugar: Quando o Vento Passar – Plínio Sá;
2º lugar: Para Respirar – Alamberg Smytth
3º lugar: Sem Sinal – Direção Coletiva.

Curtas de 1 Minuto – IFRN
1º lugar: Metade de Mim – Edmundo Duarte;

Pérolas do RN
1º lugar: Parelhas – Gabriel Victor;
2º lugar: Registro Singulares – Alexandre Fonseca.

Mostra de Curtas Potiguares
1ª lugar: Madrigal – Felipe Silva de Oliveira
Melhor roteiro: Chico de Cinema -Direção Coletiva
Melhor diretor: Ela, João – Sihan Félix

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *