De dinossauros e Inteligência Artificial, vários temas científicos serão discutidos com o público de forma descontraída em bares de Natal e Mossoró, desta segunda-feira (22) até a próxima quarta-feira (24). Os encontros científicos em ambientes informais são uma proposta do festival internacional “Pint of Science”.
Neste ano, o evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio. Em Natal, as discussões serão realizadas a partir das 19h, concomitantemente, em três lugares diferentes: Bar 54, Mormaço e Tapiocaria da Vó.
Em Natal, o evento acontece em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Santos Dumont (ISD). Participarão 16 pesquisadores debatendo assuntos diversos a partir de oito temas principais.
Realizado no mundo desde 2012, o Pint of Science é um festival internacional que visa comunicar desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público, trazendo cientistas a bares, cafés e outros locais públicos para compartilharem suas pesquisas e descobertas. Em 2023, estão confirmadas 123 cidades e mais de 600 cientistas só no Brasil.
Mossoró
Em Mossoró, o evento vai acontecer no Restaurante Buscapé, no horário das 19h às 20h. A edição local do evento é uma realização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
“Esse evento é uma estratégia importante de popularização da ciência. Levar essa discussão sobre assuntos científicos para um restaurante ou um bar, lugares não comuns, e para outras pessoas além das instituições e universidades”, afirma Álvaro Marcos Pereira Lima, chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa (Propeg) e que faz parte da comissão organizadora do evento.
Veja os temas nas programações abaixo:
Natal
Bar 54
22/05 – Mande Nudes: a AI regulando informação
– O Direito e a IA no Brasil: alguns aspectos relevantes – Mariana de Siqueira – professora do Departamento de Direito Público da UFRN
– O imperativo categórico de uma IA – Soraya Roberta dos Santos Medeiros – doutoranda do Centro de Informática da UFPE
Fonte: G1RN