DE VOLTA AO TEMPO I –

Na crônica “De volta ao tempo”, não fiz menção a minha passagem pelo o América FC, o time do meu coração.

No ano de 1967, já tinha pendurado as chuteiras quando cursava o 4º ano de Medicina. Não mais vislumbrava voltar a atuar no futebol. O tempo era curto e as pernas já pesavam por falta de condição física.

O time do América FC, tinha voltado em 1966, depois de um afastamento voluntário de cinco anos. Não teve um bom desempenho no ano do retorno.

No ano seguinte (1967), fui convidado pela direção técnica para fazer parte do elenco. O comando técnico da equipe foi entregue ao ex-jogador Osiel Lago, que tinha participado comigo da façanha do bicampeonato com o Alecrim FC.

 Apesar do tempo apertado, envolvido com os estudos médicos, resolvi voltar ao gramado.

O time rubro, no seu retorno (1966), fez uma pífia participação. No ano seguinte, formou uma boa equipe e partiu em busca de títulos.

Em 1967, a equipe bem formada e eficiente, fez um excelente campeonato chegando a disputar o título com a boa e eficiente equipe naval, o Riachuelo Atlético Clube ( RAC), treinado pelo Tenente Level.

A decisão veio em uma noite de 4ª feira, com o Estádio Juvenal Lamartine super lotado, com as torcidas fazendo uma grande festa.

O jogo transcorreu com muito equilíbrio técnico e disciplinar, terminando com o escore mínimo: 1 X 0 para o América, com o gol do nosso ponta direta Bagadão, o herói do embate.

Nessa noite, no calor da emoção da acirrada disputa fiz a minha silenciosa despedida do futebol.

Cumpria naquele momento memorável e histórico a promessa de encerar a minha trajetória no futebol como campeão pela equipe que escolhi desde criança para admirar e torcer: o América FC.

Time campeão: Dedé, Biu, Rodrigues, Lolô e Berilo; Arandir e Vescio; Bagadão, Assis, Pancinha e Valdir. Dirigentes: Henrique Gaspar, Etinha e Siminea; Tecnico: Osiel Lago/ Edésio Leitão; Massagista: Macarrão, Ropeiro: Gerim (velho e vitorioso arqueiro da década de 1950).
Uma glória, uma história, uma saudade!

 

 

 

 

Berilo de Castro – Médico e Escritor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *