DECEPÇÃO –
Votar é uma atitude nobre e de muita responsabilidade, exercida por cidadãos de bem que acreditam em pessoas que se candidatam a cargos eletivos. Deve ser sempre obrigatório, como é, para não inflacionar o mercado negro da compra de votos. É fácil concluir que, sendo obrigatório o voto vale 100, por exemplo, e sendo voluntário, esse valor aumenta. Todo mundo sabe disso, mas só há punição se for flagrado, o que é quase impossível pois ninguém tem interesse em denunciar esse crime. O pagamento é em dinheiro vivo escondido em sacos ou malas pretas, na véspera da eleição e sem comprovante. Questão de confiança. Geralmente o dinheiro é transportado por duas pessoas, desconhecidas, uma fiscalizando a outra.
Preste atenção, quase ninguém vota em Partido, mas na pessoa. Esse negócio de ideologia é para intelectual. O povão não sabe nem o que é isso.
O país está quebrado por cauda da política mal conduzida e de políticos gananciosos. É dinheiro público, então é nosso, dizem eles, e metem a mão grande. Não há punição e quando há, demora muito, porque a justiça é lentíssima, o que beneficia o criminoso. Isso sem falar que alguns juízes são comprados a peso de ouro.
Tem governante exercendo as funções, normalmente, mesmo estando sub-júdice, ou seja, foi cassado, mas não foi julgado ainda e isso vai até prescrever. De quem é a culpa? Do sistema. O povão também não sabe como isso funciona. Esse povo só fica sabendo das coisas se for tema de alguma novela da Globo.
Aí você vota e o cara se elege. Vai conhecer um mundo novo onde a propina é algo que vai alimentar seu ego e suas ações parlamentares, ou executivas, “em nome” do povo.
Muita enganação e falácias mil, onde a distância entre o eleito e o eleitor é cada vez maior. Só se vêem de dois em dois anos, nas campanhas eleitorais.
Mas a decepção maior é quando a gente vê nosso candidato eleito, depois de algum tempo, sair da sua mansão ou apartamento de cobertura, em frente ao mar, para comer quentinha na prisão.
Jaécio Carlos – Apresentador do programa Café da Tarde no Youtube e TV Grande Natal