21 moradores de Natal que ficaram desabrigados por causa dos alagamentos provocados pelas chuvas do último fim de semana estão acolhidos, na manhã desta terça-feira (5), na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar.

A prefeitura contabiliza cerca de 100 pessoas desalojadas desde o domingo (3), porém a maior parte delas preferiu procurar casas de parentes a ficar em uma dos abrigos disponibilizados pelo município.

A escola de Nossa Senhora da Apresentação era o único ponto com pessoas abrigadas até a manhã desta terça (5).

Todos os desabrigados no local são moradores do conjunto Santarém, no bairro Potengi, e tiveram suas casas alagadas após o transbordamento da lagoa de captação localizada na região. Natal decreta calamidade pública após fim de semana de chuvas.

Um dos desabrigados é Renato Gomes, que está desempregado e faz bicos como flanelinha. Ele morava sozinho em uma casa perto da lagoa e, ao perceber a gravidade da situação, correu para ajudar os vizinhos.

“A lagoa de captação transbordou e foi muito rápido. Junto com os vizinhos a gente conseguiu salvar os senhores. Depois, chegou o Corpo de Bombeiros e aí nós fizemos o trabalho junto com eles, mas perdemos nossos móveis. Foi muito desespero. A população ficou desesperada, porque subiu muito rápido o nível da água. E aí não deu tempo de salvar, tirar nossos móveis. Perdemos tudo: sofá, geladeira, cama, rack… tudo perdido. No momento, o que eu mais queria era recuperar meus móveis e a casa”, disse.

Outro morador da região, Francisco de Assis afirmou que já havia vivido alagamentos na região, mas não na proporção do último final de semana.

“Alagou bastante. Perdemos guarda-roupa, televisão, um bocado de coisa. Isso já aconteceu três vezes comigo, mas dessa vez foi muito. Cobriu até o posto da Caern. Não teve outra solução a não ser vir pra cá”, relatou.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Natal registrou 235mm de chuva nos quatro primeiros dias de julho, superando a média esperada para todo o mês.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *