O desembargador Ibanez Monteiro foi empossado nessa terça-feira (7) como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A gestão é válida para os anos 2025 e 2026. Ibanez assumiu o lugar de Amílcar Maia, que estava como presidente desde 2022.
A nova diretoria tem ainda a desembargadora Berenice Capuxu como vice-presidente e a desembargadora Sandra Elali como corregedora-geral de Justiça.
No pronunciamento, o novo presidente disse que a Justiça tem como missão solucionar conflitos sociais por meio de decisões.
“São os julgamentos rápidos e justos que nos darão credibilidade, não são as redes sociais. Não precisamos estar em evidência, como pessoa ou como autoridade, nas mídias nem nas redes sociais. Nosso cargo é o importante e não nós. Basta o exercermos como deve ser, que seremos reconhecidos”, disse.
Ibanez foi eleito em novembro para a presidência do TJRN.
Além dele, também foram eleitos o desembargador Saraiva Sobrinho como ouvidor do TJ, e Amílcar Maia, Cornélio Alves e João Rebouças para a direção da Escola de Magistratura, a Coordenação dos Juizados Especiais e Turmas de Uniformização e Jurisprudência, e a direção da Revista do Poder Judiciário.
Com a governadora Fátima Bezerra presente, o novo presidente também garantiu diálogo com o governo do RN e com a Assembleia Legislativa do RN em prol do estado.
“Fiquem certos os senhores de que o diálogo estará presente e será a forma de construir soluções inovadoras a atender aos interesses institucionais de todos: a política aos políticos; o jurídico ao Judiciário.”, disse.
Quem é o novo presidente do TJRN
O desembargador Ibanez Monteiro é natural de Santana do Matos, sendo juiz de Direito desde 5 de janeiro de 1985.
Atuou como juiz do TRE/RN em entre 2002 e 2004. Foi corregedor regional eleitoral nos anos de 2016 a 2018 e vice-diretor da Escola de Magistratura – ESMARN em diversos períodos.
Publicou o livro “Sentença Transitada em julgado que Contraria Dispositivo Constitucional – Validade e Eficácia (Trabalho de conclusão do Curso de Especialização)”.
O novo gestor é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (1978-1982), com Especialização em Direito e Cidadania pela mesma instituição (1997-1998).
No atual biênio, ocupa a função de presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Fonte: G1RN