DESPEDIDA –

Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu…

Amo essa música e sua profundidade. Amo sua letra e as vezes que significa exatamente o que sinto… Uma tristeza pungente, porém, que mostra que a dor tem fim, que o mundo gira e tudo muda de perspectiva.

Roda mundo, roda-gigante
Rodamoinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

Chico Buarque a compôs, mas é na voz do grupo MPB4 que me encontro. Lembro de um show deles que assistimos ainda em Bauru, ainda sem filhos, ainda sem emprego e cheios de sonhos que o mestrado nos proporcionava. Ao final do show, Flavinho comprou o CD deles e eu escutava incansavelmente suas músicas. Ao chegar a este refrão eles cantavam em velocidades diferentes, acelerando, acelerando, acelerando, para diminuir o ritmo novamente. Isto sempre fez meu mundo girar como a roda gigante.

Hoje, meu mundo está assim. Girando… Sensações e reflexões constantes. Primeiro texto que assinarei sem a descrição: PROFESSORA UNIVERSITÁRIA. Saí da docência, mas não sei se ela sairá de mim. Entre pensamentos, incertezas e a serenidade de nunca abrir mão de minhas convicções, sinto uma gratidão imensa por cada decisão tomada. Penso nas pessoas que me foram dadas para cuidar, pois a docência vai além dos temas de aula, algumas vezes enfadonhos e sem compreensão de sua contextualização no mundo. A docência requer que você toque corações, compreenda mundos distintos do seu. A docência é como uma música.
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda-viva
E carrega a saudade pra lá

Grata pelas oportunidades de poder deixar um pedaço de mim em mundos diferentes. Lembro de vovó Malbita dizendo que devemos plantar uma árvore e escrever um livro. O livro eu escrevi e a árvore… decidi plantar inúmeras, em vários locais, esperando ter deixado raízes de ética e flores de esperança que se abram no momento certo, fazendo-se primavera mesmo no inverno avassalador…

O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração

 

 

 

 

Bárbara Seabra – Cirurgiã-dentista e Escritora

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *