O deslocamento da frente fria do Sul em direção ao Sudeste ainda vai provocar ventos fortes na costa da região sul e temporais entre Vales, Serra, norte do Rio Grande do Sul até áreas do sudoeste do Paraná; com a entrada da alta pressão, a chuva já diminui no sul e interior gaúcho, mas a temperatura já fica mais baixa.
Devido à circulação de ventos, temos aumento de umidade para algumas áreas do sul de São Paulo e do estado de Mato Grosso do Sul e volta a chover de maneira rápida.
O interior do país ainda vai seguir sob influência do ar mais seco, por isso não chove desde o interior de São Paulo até a faixa sul da Região Norte do país.
A umidade também vai seguir concentrada no litoral do nordeste devido à infiltração marítima e tem risco de temporal no Amapá devido à atuação da ZCIT.
Região Sul
A semana vai começar mais instável ainda em parte do sul do país devido ao deslocamento da frente fria. É um sistema associado a um ciclone extratropical, por isso nós também teremos mais condição para rajadas de vento, principalmente entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná. O mar deve ficar agitado entre o estado gaúcho e o estado catarinense, com risco de temporal já começando desde a madrugada entre Vale e Serra, norte do Rio Grande do Sul e o estado de SC. Até o final do dia a chuva vai perdendo força, mas vai ser uma segunda-feira nublada e já com sensação de frio até mesmo em Florianópolis.
A temperatura ainda vai subir um pouco mais na capital Curitiba, no Paraná, onde o sol ainda aparece, mas volta a chover de maneira irregular entre a tarde e a noite. O tempo fica firme apenas no extremo norte paranaense e em cidades do extremo sul e oeste gaúcho. Na campanha, o que vai chamar a atenção é a diminuição da temperatura ao longo do dia. Porto Alegre pode começar a segunda-feira com pouco de chuva, pancadas ainda moderadas, mas no decorrer do dia a condição para chuva vai diminuindo.
Região Sudeste
A semana ainda começa quente e seca sobre a maior parte do sudeste do país. Com esse deslocamento da frente fria, algumas cidades do litoral sul, Baixada Santista e extremo sul de São Paulo podem receber chuva fraca e rápida durante a tarde e a noite da segunda-feira, mas não tem alerta. Até mesmo a cidade de São Paulo vai começando a semana com o mesmo padrão ensolarado e ainda com calor. Não tem expectativa de chuva nas demais capitais da Região e no interior do Sudeste a umidade do ar ainda continua baixa.
Região Centro-Oeste
A circulação de ventos nesse comecinho de semana vai proporcionar condição para chuva fraca e rápida no extremo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, a região de Cuiabá, Goiânia e Brasília ainda começam a segunda-feira com destaque para o calor. Apesar dos começos de manhã ainda gelados, as máximas à tarde sobem bem. Não tem expectativa de chuva nestas áreas e a umidade do ar ainda segue em alerta durante os picos de calor. O risco para novos focos de queimadas segue alto sobre a região do Pantanal.
Região Nordeste
Segunda-feira, ainda com atenção desde Salvador até a região de João Pessoa. O sol aparece, esquenta, mas tem condição para chuva em vários momentos do dia. Até mesmo Natal e Fortaleza podem receber chuva moderada neste começo de semana. Apesar das aberturas de sol, tem risco para alguns temporais no extremo norte do Maranhão. A chuva pode vir com força em vários momentos do dia. O tempo fica firme apenas no sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no interior da Paraíba, do Pernambuco e em cidades do norte e oeste da Bahia.
Região Norte
Risco de temporal no Amapá, devido à atuação da ZCIT. A chuva também aumenta em Belém no Pará, pode acontecer em vários momentos do dia, e já é uma segunda em que o sol aparece com um pouco mais de dificuldade. Ainda teremos destaque para aberturas de sol e calor em Manaus e na região de Boa Vista, mas, também, pode chover com risco de trovoadas. O tempo segue firme apenas no Acre, no estado de Rondônia, no sul do Pará e até mesmo no Tocantins; nesses estados, a umidade do ar ainda deve continuar baixa.
Fonte: Climatempo