O Dia Mundial da Limpeza vai acontecer neste sábado (17) com ações voluntárias no recolhimento de lixo da cidade de Natal e das praias da capital e do litoral do estado, além de campanhas de conscientização. A Marinha também vai atuar na limpeza de rios e lagoas.
A capital potiguar contará com uma ação voluntária que reunirá mais de 1 mil pessoas para limpar toda a orla da cidade. A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha.
Até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.
Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30.
O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.
O Dia Mundial da Limpeza em Natal conta com participações de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros setores da sociedade, com o objetivo de conscientização ambiental.
“Essa ação é apenas o início de um trabalho que não tem data para terminar. A nossa meta é tornar Natal a capital mais limpa do país, vamos mobilizar todos os habitantes incansavelmente, até que cada um se conscientize da importância que é manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza como para todos os seres vivos. E que preservar e não sujar seja um hábito de cada cidadão”, frisa Nayara.
Marinha: limpeza de rios e lagoas
Em Natal, os militares da Marinha do Brasil vão atuar no Rio Potengi e Gamboa do Jaguaribe, com realização de Regata Ecológica, que terá a participação de crianças e adolescentes do Instituto Navegar, bem como na Praia do Forte, em conjunto com os escoteiros do mar.
No município de Nísia Floresta, os mergulhadores da Marinha atuarão na retirada de resíduos submersos na Lagoa de Arituba. As atividades são em comemoração ao bicentenário da independência.
Praia de Pipa: fim de semana de limpeza
A ação na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, vai durar todo o fim de semana. O projeto Preserve Pipa em parceria com o Projeto Tamar realizam a retirada de resíduos sólidos nas praias no sábado e domingo.
No sábado (17), a ação acontece na Praia do Amor e Praia do Centro, e no domingo (18) será a vez da Praia do Madeiro.
Qualquer pessoa pode participar, bastando ir em algum ponto de concentração, sempre às 11h. No sábado (17) será no Canana da Carol, na Praia do Amor, e no domingo (18), o ponto de encontro será na Barraca Madeiro Drinks, na Praia do Madeiro.
A maratona em favor da sustentabilidade também contará com ação do Projeto Tamar para turistas, frequentadores e moradores sobre conscientização ambiental e as consequências causadas pelo lixo às tartarugas e golfinhos tão presentes no litoral do RN, especialmente na Praia da Pipa. O lixo pode causar obstruções do trato digestório comprometendo a capacidade de se alimentarem ou a má nutrição, podendo levar até os animais à morte; doenças; diminuição da reprodução, do crescimento e da longevidade.
“É extremamente importante essa conscientização de todos sobre a preservação do meio ambiente e como isso impacta em todas as esferas, seja na natureza, na economia, no turismo e nas nossas vidas. Por isso estamos empenhados a levar essa causa como algo primordial na preservação da nossa querida Praia da Pipa”, afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.
Sobre o Dia Mundial da Limpeza
O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.
Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores a nomearam de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, descrevendo a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
Fonte: Agência Brasil