Maior gerador de energia eólica do país, o Rio Grande do Norte conta com 138 parques eólicos instalados com capacidade de geração posta de 3.72 megawatts (MW) – correspondente a 84,76% dessa matriz energética local, segundo dados do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE). O estado é sede do 10º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos [+10], que teve início ontem (25) e vai até a sexta-feira (27), no auditório da Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo, em Natal.

O vice-presidente da FIERN e Presidente da Comissão Temática de Energias e Renováveis (COERE/FIERN), Sérgio Azevedo, participou da abertura do evento, junto com o Diretor Regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e a da Diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima. O evento, que celebra os 10 anos de consolidação da indústria eólica no Brasil, reúne os maiores players do mercado, especialistas, pesquisadores e demais envolvidos com a chamada “indústria dos ventos”, sendo realizado pelo Governo do Estado, Cerne e Viex Américas.

A programação subdivide-se em seções executivas, com reuniões fechadas pelas manhãs com a presença de autoridades políticas, empresários e investidores que debaterão questões específicas relacionadas à indústria eólica. Durante a tarde, o evento abre suas portas com palestras de interesse geral, para divulgar as novidades do setor, voltados aos empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e todos os demais interessados em energia eólica.

Hoje (26), o instrutor de Educação e Tecnologia do CTGAS-ER, Leonardo Oliveira, participa do painel “Novos materiais, novas tecnologias e as eólicas do futuro”, a partir das 10h50, no qual especialistas e pesquisadores convidados apresentarão o que foi gestado em ais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, quais as conquistas e os obstáculos à inovação brasileira no setor de eólicas no Brasil, além de analisar o status das novas tecnologias e materiais usados em parques de geração de energias dos ventos.

Já na sexta (27) pela manhã, é a vez da Diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima, participar da mesa redonda sobre “O desafio de bem formar profissionais do setor eólico nacional e regional”, previsto para iniciar às 9h.

Em seguida, o vice-presidente da FIERN e Presidente da COERE/FIERN, Sergio Azevedo, é um dos painelistas que irá debater sobre o tema “Instrumentos e incentivos para a consolidação de fornecedores locais e regionais”. O painel reúne presidentes de entidades setoriais e associações, representantes de indústrias e serviços locais e regionais que debaterão sobre mecanismos para a consolidação de uma cadeia produtiva local voltada ao fornecimento do setor.

 

Fonte: FIERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *