Produtores de melão do Rio Grande do Norte se aproveitam da alta do dólar para faturar mais com as exportações (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Para os produtores de frutas irrigadas, em especial para os exportadores do melão que é colhido no sertão potiguar, a crise econômica não tem sido um mal negócio. Como quem dita as regras da exportação nacional é a moeda americana, a alta do dólar está fazendo os lucros saltarem.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Rio Grande do Norte exportou 64 mil toneladas de melão entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com um faturamento de 41,4 milhões de dólares até então. No mesmo período do ano passado, foram para fora do país 52,4 mil toneladas do fruto e a arrecadação foi de U$ 38 milhões – o que representa um crescimento de 9% apesar de o estado enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos.

Ainda de acordo com Marcellus, a Agrícola Famosa exporta, por semana, uma média de 350 containers carregados de melão de vários tipos, como o amarelo, pele de sapo, gália e os cantaloupe tipo americano e italiano. “Toda a exportação é feita por navios, que saem dos portos de Natal (RN), Pecém e Mucuripe (CE). Os principais destinos são a Inglaterra e Holanda, que detêm cerca de 65% dos frutos que exportamos. Também compram os nossos melões os Estados Unidos, a Espanha, a Itália e os Emirados Árabes. Para este último, um carregamento chega a ficar 27 dias embarcado”, revelou.

Fonte: G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *