DONA VIDA –
Tenho visto muitas pessoas, de origens, criações e idades diferentes, a queixar-se da “vida”. Ou não estão satisfeitas com o trabalho, ou com os relacionamentos, ou com quaisquer outras coisas que importem de fato a essas pessoas. O que me leva a pensar: e como fizemos escolhas que nos deixam infelizes? Como continuamos se nos sentimos assim?
Dona Vida é, de fato, uma senhora muito sábia que sempre nos leva a bater nas portas certas, mas nós, com nossa “teimosia”, nossa “mania de estar certos”, nos desviamos, (in)advertidamente, para aquele que não é o nosso caminho, não é o nosso melhor. Então, essa velha senhora entra em cena, mais uma vez “bagunçando” o nosso cenário de (des)conforto, excluindo tudo o que não funciona para nós, limpando, abrindo espaço para a reconstrução.
Acontece que, muitas vezes, deixamos passar tantas oportunidades de mudança e melhora que já não somos capazes de nos dar conta quando somos agraciados mais uma vez com a chance de decidir exatamente como queremos que a nossa vida seja e deixamos passar o bonde do “fazer acontecer”.
Tudo que é corriqueiro perde, aos nossos olhos, sua magia natural. Mas cada nascer do sol nos traz tantas alternativas, tantas portas abertas, que basta abrir os olhos um pouco mais para notarmos a Força do Universo agindo, trabalhando a nosso favor. Basta se esforçar um pouco mais, dar um passo, por pequeno que seja, para o lado, e mudar tudo o que não queremos e aceitar tudo o que desejamos.
Isso não vem de graça, porém. A felicidade exige, em troca, iniciativa e esforço, e tudo o que conseguimos após essa atitude é potencializado e redistribuído, gerando coragem e energia para todos aqueles que estão como nós estávamos, tristes e insatisfeitos.
É muito importante lembrar que os iguais se atraem, ou seja, sentimentos, sejam eles negativos ou positivos, de amor ou de tristeza, atrairão mais doses desse sentimento. Temos que analisar o que queremos de verdade para saber o que receber quando Dona Vida bater em nossa porta, e temos que saber como responder ao seu chamado.
Roda pela internet uma frase que diz: “seja a mudança que você quer para o mundo” e eu digo: comece sendo a mudança que você quer para você! Escolha ser feliz, escolha saúde, escolha amor e tudo o mais virá mais rápido! Escolha a vida e ela escolherá você!
Ana Luíza Rabelo Spencer, advogada ([email protected])