Dora Varella será a representante do Brasil na final do skate park feminino. Com nota 82.29, a brasileira terminou na oitava, e última, posição da zona de classificação para a final. Isadora Pacheco (9º) e Raicca Ventura (12º), não avançaram.
– Eu treinei bastante coisa que eu ainda não coloquei e agora é a final, é tudo ou nada. Passei em 8°, estou aliviada, e tenho muito para colocar. Espero conseguir colocar tudo em uma volta – disse a brasileira classificada para a final.
A final acontece ainda nesta terça-feira, às 12h30, no parque urbano La Concorde, em Paris. Serão três voltas para cada uma das oito finalistas, a melhor nota garante a medalha de ouro.
A primeira brasileira a entrar na pista foi Raicca Ventura. A primeira volta rendeu um 76.29, uma boa nota de abertura para se posicionar bem e aumentar a dificuldade nas voltas seguintes. Foi exatamente o que a brasileira fez, mas com duas quedas não conseguiu melhorar a nota e terminou a segunda bateria em sexto.
A jovem de 17 anos se sustentou na zona de classificação até a última bateria, mas acabou eliminada pela compatriota Dora Varella. Pouco depois, foi ultrapassada também por Ruby Trew (AUS), Heili Sirvio (FIN) e Naia Laso (ESP), terminando em 12º.
– Eu acertei minha primeira volta básica. Na segunda e na terceira, que eu ia fazer uma volta melhor, eu errei. É normal errar. Estou bem feliz de estar aqui. A minha luta era pra chegar até aqui. Então estou bem orgulhosa – afirmou Ventura.
O roteiro de Isadora Pacheco, que disputou o mesmo grupo, foi semelhante, mas a nota de partida melhor. Começou a disputa com 82.07, saltou e terminou a parcial na quarta posição, o que dava chance de avançar para a final com outras 10 atletas ainda a entrar na pista. Porém não foi o que aconteceu.
Pacheco foi ultrapassada por seis skatistas e terminou na 10ª colocação, ficando também fora da decisão por medalhas.
– Curti muito minha volta. Fiquei feliz que acertei de primeira. Vi que eles valorizaram minha volta. Tentei correr ao máximo e dar os aéreos bem altos para impressionar e mostrar o meu rolê. Eles curtiram bastante – afirmou Pacheco.
Dora Varella entrou na última bateria pressionada por uma boa nota para entrar na zona de classificação. Ela abriu com uma volta suficiente para se colocar entre as oito, mas acabou ultrapassado em seguida pela australiana Ruby Trew.
O duelo direto entre as duas seguiu pelo resto da bateria. Varella buscou a virada com um 82.29 na segunda tentativa, que Trew não conseguiu responder na segunda tentativa. A última volta foi com emoção.
Dora caiu ao tentar melhorar a nota e abriu a possibilidade de Ruby avançar. Fechando a bateria, a australiana emplacou uma boa sequência, mas errou a última manobra no estouro do relógio e acabou eliminada.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
- Hiraki Cocona (JAP) – 88.07
- Bryce Wettstein (EUA) – 85.65
- Kusaki Hinano (JAP) – 85.11
- Sky Brown (GBR) – 84.75
- Heili Sirvio (FIN) – 83.42
- Arisa Trew (AUS) – 82.95
- Naia Laso (ESP) – 82.49
- Dora Varella (BRA) – 82.29