É A ÚNICA FLORESTA GENUINAMENTE BRASILEIRA: A CAATINGA – 

Como é a vida na caatinga?

Antes a saber, o que é um bioma?

É um extenso agrupamento populacional de forma estável, que se desenvolve e se adapta às condições ecológicas de cada região.

O Brasil possui seis regiões naturais distintas, chamadas de biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal. Notadamente a Caatinga em tupi traduz-se como floresta branca.

Todos os biomas que existem no Brasil estendem suas fronteiras para além do limite do país, com exceção da Caatinga, que é a região que se encontra exclusivamente no território brasileiro.

Toque divino ao ser atravessado pelas águas do são chico, o velho São Francisco.

O sertão catingueiro é de difícil e penosa sobrevivência durante os ciclos de seca, como as de 1877 e 1879, devastadoras, notadamente no Ceará, com mais de cem mil vítimas.

Além de tudo aconteceram fenômenos histórico-nacionais que abalaram a vida nos recônditos da extensa região, maior do que a Itália, por comparação. A Guerra de Canudos, as razias de cangaceiros, a passagem assombrosa da Coluna Prestes, entre outras.

Assim descreveu sua visão da caatinga a escritora cearense, decana acadêmica da ABL, em memorável crônica inserta em “Chuvas no Ceará” de 1944, quando relatou que enfim choveu na caatinga cearense:

“A região nordestina flagelada pelas secas é bem grande. Compreende vastas zonas de diversos estados e, segundo a natureza do local afetado, varia a ‘interpretação’ que a terra dá ao flagelo (…). Nas regiões de serra, a seca chega até a ser um elemento de beleza (…). As flores continuam abrindo, as colheitas não morrem, os olhos d’água dificilmente secam”.

Apesar de tudo, o escritor da nacionalidade Euclides da Cunha alcunhou de forma feliz e ideal o povo que resistiu a tudo:

 O sertanejo antes de tudo é um forte!

 

 

Luiz Serra – Professor e escritor
 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *