É DEUS QUEM FAZ AS OBRAS –
“Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus. (1 Coríntios 3:21-23).
O Apóstolo Paulo percebeu que havia divisão entre os cristãos de Corinto, cidade grega onde ele havia lançado as primeiras lições do Evangelho de Jesus, o Cristo. Uns se diziam discípulos de Paulo e outros, de Apolo – que chegou a Corinto depois que Paulo partiu daquela cidade. O santo Apóstolo afirma que dera leite aos coríntios e não comida sólida, pois eram como crianças e não suportariam uma comida mais forte – numa analogia clara aos ensinamentos ministrados aquele povo que, antes, era pagão, ou seja, cria em muitos deuses. (Nada mais atual, não é mesmo?).
Na verdade, os ensinamentos devem ser ministrados em doses adequadas à cada pessoa, de acordo com a capacidade de cada um. E, à medida que essa pessoa vai ascendendo espiritualmente, lições mais aprofundadas lhe deve ser ministradas, até que atinja total compreensão e concepção dos ensinamentos do Cristo-Jesus. Os guias espirituais, sejam padres, pastores, ou mentores de um modo geral, são apenas e tão-somente instrumentos nas mãos de Deus.
Embora já estejamos próximos de completar dois mil anos de ensinamentos do Evangelho do Cristo, a maioria de nós ainda não passou da superfície da Sua mensagem. Poucos são aqueles que se aprofundaram , compreenderam, conceberam e vivem, na prática diária, os ensinamentos do Cristo. Muitos preferem interpretar liberalmente o texto bíblico, numa pseudo obediência à Palavra de Deus, visto que seus atos denunciam a fraqueza de entendimento, demonstrado pela falta de amor, compaixão, apego aos bens materiais, etc., etc., etc.
Paulo, embora mestre da lei, concebeu a verdadeira mensagem do Cristo e, liberto da vaidade e de erros que lhe acometeram outrora, reconhece o papel do discípulo, e atribui a Deus todo mérito pelo resultado do seu trabalho, ao afirmar: “de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. (1 Coríntios 3:7).
Que possamos compreender e viver os ensinamentos do Cristo, com sinceridade, com ética cristã, com amor ao próximo, com humildade, com fé e muita alegria.
João Batista Soares de Lima – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.