Eduardo Freire
A palavra startup é muito pronunciada hoje em dia entre aqueles que vivem às voltas com o mundo dos negócios. Também não é para menos, as startups são uma tendência não apenas no Brasil, mas também em outros países. O fato é que em locais como os Estados Unidos, o termo startup há tempos é pauta quando o assunto é empreendedorismo, porém, aqui no Brasil, essa palavra chegou aos poucos, mais precisamente no final dos anos 90, pegando carona com uma novidade chamada internet.
Mas afinal, qual é a definição de startup? Bem, é possível afirmar que uma startup é uma empresa que possui um visível potencial para crescimento. Em outras palavras, é um empreendimento em busca de um negócio que seja repetível e escalável, um negócio que tenha potencial de venda ao mesmo tempo em que apresente capacidade de expandir e consolidar a clientela.
Nem sempre uma empresa fundada recentemente pode ser enquadrada na definição de startup. Outro erro de definição comum é acreditar que as startups são consideradas empresas que atuam exclusivamente no ramo da internet.
O crescimento das startups no Brasil e outros países, se deve pelo fato de que o atual cenário econômico abre as portas para negócios inovadores, ações que priorizam novos segmentos e que acompanhem as mudanças da economia.
O que pode ser o elemento definidor de uma startup é o modelo de negócios utilizado por ela, ou seja, como ela torna o trabalho um resultado lucrativo. Um exemplo disso é a empresa Google, que lucra por meio de cliques e acessos. Esse modelo de negócio é hoje amplamente utilizado por outras que constituem o mundo online.
Um exemplo de startup brasileira que apresentou significativo crescimento ao longo dos anos é o site Buscapé, um site que funciona como um comparador de preços e surgiu em 1999. Outro exemplo é a Resultados Digitais, empresa criada em 2011 e que tem como carro-chefe um software de gestão de marketing digital.
Quando o modelo de negócios de uma startup adquire característica repetível e escalável, ela perde a definição de startup e se torna assim uma empresa já consolidada. O aumento de startups hoje em dia, principalmente no setor online, ocorre porque o mundo virtual ainda oferece inúmeras oportunidades para inovar e criar.
Eduardo Freire – Autor de site sobre tecnologia e informação – www.teczip.com.br